Logo Teste

Curto-circuito é uma das principais causas de incêndios

Delphi realiza vistorias prediais, rotas de fuga de emergência e treinamentos preventivos

O curto-circuito é uma das principais causas de incêndios em estabelecimentos comerciais ou residenciais, diz o engenheiro David Gurevitz, diretor do Grupo Delphi. E de acordo com uma análise preliminar da perícia da Polícia Civil, foi um curto-circuito no ar-condicionado que causou o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande. O acidente matou 10 adolescentes, entre 14 e 17 anos.

“Prevenir incêndios é tão importante quanto saber o que fazer na hora que eles ocorrem. Portanto, é fundamental que as instalações prediais estejam em conformidade com as normas de segurança estabelecidas por lei. É necessário que as vistorias sejam feitas ao menos uma vez por ano para garantir a boa manutenção e a correta utilização das instalações elétricas”, destaca David Gurevitz, engenheiro e diretor do Grupo Delphi. A empresa realiza vistorias prediais, treinamento de prevenção e combate a incêndios, além de planos de rotas de fuga de emergência.

De acordo com o engenheiro, em muitos casos, o curto-circuito  está relacionado  à sobrecarga e má conservação das instalações elétricas. É preciso identificar se os fios e equipamentos estão em boas condições de uso, dentro dos prazos e dos padrões de qualidade, evitando-se, assim, o curto circuito, responsável, muitas vezes, por explosões e faíscas que podem desencadear incêndios. David Gurevitz acrescenta que o uso da eletricidade exige cuidados especiais.  “Outro alerta é voltado para o uso excessivo dos benjamins, que possibilitam a ligação de vários equipamentos em uma mesma tomada e podem causar aquecimento e até mesmo curto-circuito”, diz.

A Delphi  realiza vistorias prediais em um trabalho que consiste na visita de um engenheiro ou técnico ao estabelecimento para uma inspeção completa em suas instalações elétricas e hidráulicas. A empresa elabora, ainda, laudos de adequação à NR-23, norma regulamentadora de prevenção contra incêndios. “Após a inspeção, a Delphi encaminha um laudo, assinado por um engenheiro cadastrado no Crea, apresentando o resultado da vistoria, com ART, fotos e recomendações de soluções a partir da análise da situação física e funcional do prédio”, explica David.

Além do check-up predial, o Grupo Delphi promove também treinamentos de abandono, primeiros socorros e de combate a incêndio para funcionários e elabora planos de abandono para empresas. O objetivo é traçar todos os meios de rotas de fuga de emergência, com acessos, elevadores, saídas comuns e localizações, além de projetar a sinalização visual e sonora para o correto e seguro abandono em caso de incêndios. O Grupo Delphi realiza o trabalho de acordo com as normais legais vigentes e a realidade de cada prédio como um todo.

Confira aqui uma matéria com o David Gurevitz sobre curto-circuito no programa Bom dia Brasil.